Friday, May 26, 2006

Há pessoas que nascem para ter má sorte na vida, mesmo.

Não se trata de pessimismo, tampouco de um papo de gente "emo" como algumas pessoas poderiam rotular. Nem mesmo de papo de novela, para os mais alienados. Se trata apenas de fatos. Existem aquelas pessoas que falam "Ah, farei tal coisa e mais isto pra no fim acabar DESTA maneira" e assim acontece - talvez até melhor que o planejado. Parece mágica. Já para outras pessoas acaba por acontecer de modo bem diferente.

- Ah, farei isto, isto e isto. Se acontecer aquilo eu posso remediar e fazer aquela outra coisa. No final, acabará desta maneira que eu tanto quero.

Entretanto, acontece algo totalmente imprevisivel que termina com todos os planos e toda a possibilidade de reação. A pessoa não aceita, é lógico, mas fica de mãos atadas, totalmente impossibilitada. Murphy? É o único pobre coitado a quem podemos jogar a culpa.

E não é só isso, há também os "playboys" que ganham tudo de seus respectivos pais e não querem nada da vida. Nunca sequer passou pela cabeça desses seres o que aconteceria nos próximos 10 anos, jamais pensaram o que seria deles caso seus pais partissem desta para melhor e - por uma total irônia do destino - acabam várias vezes levando a melhor. Justamente eles. Os imbecis com maconha na cabeça.

- Você fez o seu melhor. Não desista de seus planos. Keep trying.

Sábias e gentis palavras. Fácil falar e a primeira vista impossível de fazer. Você dá um passo, alguém coloca o pé na frente para te fazer cair. Você escala até o alto da colina e, num grande e aliviado suspiro, dizendo que finalmente conseguiu, um infeliz pisa nos seus dedos e te derruba, centenas de quilômetros colina abaixo. Se você tiver sorte, ainda encontra alguém para tentar afogá-lo caso haja água ou, pior ainda, encontra um animal selvagem faminto lá embaixo. Acredite, isto é realmente possível acontecer com uma pessoa que carrega essa "urucubaca", como diria o excelentíssimo presidente de república.

Nem sempre o azar te busca sozinho, muitas vezes a própria pessoa, já acostumada a se ferrar, termina por relaxar em certo momento da vida, puro vacilo. Ainda assim ela não desiste, tenta todas as alternativas possíveis, atinge o ápice do otimismo, luta pelo seu lugar ao sol e no fim um furacão atinge sua vida, bagunçando e destruindo tudo o que vê pela frente. Entra-se em desespero e fica-se desorientado. Você tenta respirar fundo e pôr o cérebro para funcionar mas não dá, seus instintos querem correr para longe e se esconder aonde der, afinal tudo parece sem solução, tudo o que você tentou conquistar escorrega pelas suas mãos como se fosse manteiga.

O que fazer neste caso? Correr? Não é a solução, claro, apesar de parecer a mais simples e sensata no momento do medo. Talvez a pior coisa que se possa sentir é ver que você está falhando para com sua família - que tanta esperança depositou em você - ou até mesmo com seus amigos mais próximos. A sensação de fracasso é, sem sombra de dúvidas, uma das piores coisas que se pode sentir. Superado apenas pela perda de um ente muito querido como pai, mãe, irmãos ou, principalmente, filhos.

Talvez a melhor coisa a ser feita seja esconder-se em um lugar escuro, quieto e refletir. Refletir muito. Pensar no que errou, no que se pode melhorar, fazer um balanço geral e por fim tentar voltar a luta. Afinal nem tudo é tão ruim quanto parece, certo? Tudo depende do ponto de vista que você encara este problema. Se entrar em desespero, você faz - e fala - besteiras, o que poderá, quem sabe, em um curto prazo, agravar ainda mais o problema em que se está passando.

Trocando em miúdos, a calma é imprescindivel para se ter sucesso no que se almeja.

Soldado que se desespera no combate, morre. Aquele que mantém a calma e o sangue frio sai vivo do campo de batalha para ser condecorado. O mesmo acontece para a maioria das profissões de risco.

A calma é a base de tudo.

Never Give Up.

2 comments:

Anonymous said...

Never Give up! E vc hein, anda com o bumbum virado para a Lua, né? O que foi aquilo de prova esquematizada só para ti!
OMG! Quando for dia de prova, vou falar para vc pensar por mim, quem sabe eu não me dou bem, (ou mal nas piores das hipóteses aueuhae).
Como eu sempre digo, calma é a melhor coisa a se fazer, em qualquer circunstância. Lógico que não é sempre que conseguimos manter a calma, principalmente vc :X ...
Mas enfim, é a vida.

Nihil said...

Obrigado pelas dicas ^^ , eu estava no limite ja , sinta se feliz pelo menos em saber que você me ajudou =)