Friday, October 17, 2008

Enfim, depois de quase me demitir pela centésima vez a um mês atrás e passar alguns estresses, me adaptei ao ritmo e comecei a levar a facul um pouco melhor, depois de quase também largar.

Os tempos estão mudando bastante. De um cara inexperiente e inconfiável, hoje estou cada vez mais me afirmando como o pilar central da loja. Tudo vem passando por mim, todos os funcionários me tratam com respeito, simpatia e faço questão de manter a reciprocidade. Mas nem por isso vou poupar alguém de tomar um esporro se fizer algo que nos prejudique. Eu já fiz isso algumas vezes, quando foi necessário. Nunca estive tão calmo e concentrado pra fazer as coisas bem feitas.

Como resultado dessa confiança, venho controlando até o estoque. Quando eu digo pra aumentar ou diminuir o estoque de algum produto, acatam ao meu pedido sem questionar. Cobranças pessoais nunca mais recebi, apenas elogios ao meu serviço.

Outro resultado é que me pediram dois favores:

1) Desde que comecei sempre fui sozinho, nunca acharam alguém a altura que permanecesse na empresa, então me adaptei a trabalhar sozinho no coração da loja, o setor mais critico. Agora contrataram um novato muito interessado, chega a lembrar a mim próprio e sei que esse vai dar certo. Todos acham, aliás. O que é muito bom.

Então, citarei o meu chefe com toques de puxa-saco: "Ow, você que é um cara bom, que sabe de tudo sobre a loja e experiente, quero te pedir um favor!"
- Qual?
- Antes de você ir embora hoje, prepara uns carrinhos de abastecimento pro guri novo pois você sabe o que vai ou não, ao contrário dele. Pode ser?
- Claro, sem problemas.

Por fim pediu pra eu dar uma mão pra ele, ajudá-lo, etc.

Acabei indo conhecer por conta própria o novo cara das bebidas, que ainda não havia visto. Logo em seguida foi o novato da minha área. Me apresentei tranquilamente e comecei a apresentar todo o setor e contar os pontos fracos com que nós devemos nos preocupar sempre. (até porque, se ele não souber, o maior trabalho sempre vai sobrar pra mim, então prefiro educá-lo corretamente) Depois de tudo, comecei a fazer o treinamento básico pelo qual passei: Assistir e passar ordens, passar milhares de produtos pra abastecimento da loja de uma só vez. Treinamento duro mesmo. Arrumei tudo pro cara seguir o trabalho (fazendo inclusive o MEU, vale manter essa parte em mente pois ficará mais claro mais tarde) e fui embora.

2) Lembra do meu colega folgado que tanto reclamei anteriormente? Pois é, cada semana que passa ele está se queimando mais com a gerência e é aí que eu entro. Amanhã o cara da noite não pode ir trabalhar e ele é do mesmo setor deste colega folgado. Pediram pro cara trocar só amanhã com ele e o que aconteceu? Ele se RECUSOU, sem QUALQUER MOTIVO. Simplesmente NÃO. Aceitaram, mas ficaram muuuuuuito putos com isso. Não havendo mais quaisquer alternativas, vieram conversar comigo se eu não podia quebrar o galho amanhã das 15 até 22h. Como não sou bobo nem nada, aceitei de bom grado, mostrando todo o interesse e pedindo os detalhes.

Acabei aproveitando pra fazer o novato dar conta de todo meu serviço que seria de amanhã e sobrar só alguma coisa de nada pro cara com quem estou trocando de lugar, pra não me causar problemas depois. Então amanhã a noite eu já pego o novato pra fazer tudo de novo pra segunda-feira estar tudo nos eixos, quando eu voltar pro meu setor normalmente.

Depois de tudo combinado e ajeitado, fui indo embora e quando bati o ponto passei pelo meu chefe. Ele me perguntou como estavam as coisas e contei tudo o que fiz. Como ajeitei as coisas pro novato, como guiei ele, como deixei, etc. Logo em seguida ele pergunta se eu aceitei trocar amanhã e eu disse que já tinha conversado e que sim, amanhã eu viria no lugar do outro. (vou trabalhar amanhã no setor ao lado do meu, posso manter o controle sobre o novato pra manter minha parte em bom estado em quanto mantenho o setor a que fui designado em bom estado)

O resultado de tudo isso foi que eu ganhei mais milhões de pontos com o pessoal do alto escalão e algumas pessoas perderam milhares. Mas é assim que venho crescendo: não fazendo nada de errado, sendo inteligente e esperto. Não quero causar mal a ninguém, só não vou ser burro de não saber aproveitar minhas oportunidades pra crescer pessoal e profissionalmente. É tudo como um jogo de estratégia! Praticamente um WAR. Hehehe.

Confesso: Eu amo isso demais!

2 comments:

Li~ said...

po mano nem me citou!!
se nao fosse eu ter dado uns esporros da facul e mimimis hein, eh fogo ficar nos bastidores *bufa* ahuehaoue

Naejk said...

ok, ok! Vc tem sua parcela de culpa tb, é verdade!